top of page

2006

A primeira edição aconteceu na sede da ABES-SP e contou com a exposição de Arte Reciclada – Oficina Escola Coop. Central Tietê e Coop. Patchwork Alamo – Pró-Brasil) com materiais feitos a partir do processo de reciclagem, por meio de atividades ligadas à inclusão social. Também houve a participação de escolas do entorno da sede da entidade, mostrando a importância de se cuidar do meio ambiente. Na data foi exibida uma mostra de vídeos sobre Resíduos Sólidos e Reciclagem.

2007

Histórico

No evento, realizado na sede da ABES/SP, foi montada uma Feira de Material Reciclado e houve a exibição da Mostra de Documentário Amador, que teve como tema os resíduos sólidos. Os organizadores promoveram uma oficina voltada ao público infantil. Os convidados foram os alunos da 3ª série do ensino fundamental da Escola Estadual Alfredo Bresser, localizada próxima à ABES/SP.

 

Para o concurso de Melhor Vídeo Amador sobre resíduos sólidos foram enviados três filmes, que passaram pelo crivo de uma comissão julgadora composta por jurados das áreas de Meio Ambiente e Jornalismo. Os vídeos saíram das seguintes cidades do estado de São Paulo: Taubaté (o vencedor), Jales e Apiaí. Cada produção abordou situações diferentes relacionadas à presença dos resíduos sólidos, inseridos no ambiente no qual cada um vive.

2008

 

A programação de 2008 contou com atividades em quatro subseções, concurso de Melhor Vídeo Amador, Confecção de Biojóias e Feria e Exposição de Arte com Material Reciclado.

 

Durante o Diadesol, grupos de artesãos, que trabalham com material reciclado, estiveram presentes na Feira e Exposição de Arte com Material Reciclado. Os visitantes puderam conhecer trabalhos feitos a partir de sementes, garrafas PET e de vidro, reaproveitamento de Bio jóias e outros materiais.


O Diadesol promoveu um concurso para eleger os melhores trabalhos de vídeo na área de resíduos sólidos. A proposta foi sensibilizar a sociedade acerca da importância dos resíduos, considerando a limpeza pública e das residências, a minimização do lixo, o reúso e a reciclagem. Neste ano, houve empate no primeiro lugar e a premiação de R$ 2 mil, foi dividida entre os dois trabalhos vencedores.



Um deles foi a proposta feita pelo município de Gabriel Monteiro. O vídeo mostra o trabalho de coleta seletiva da cidade e que envolve a comunidade como um todo.



O outro trabalho, que também foi vencedor em 2007, traz uma aula de educação de ambiental, feito pelo grupo “Educando e Cantando”, de Taubaté. Depois de ser ganhador do Diadesol do ano passado, o grupo, que faz trabalhos de educação ambiental, passou a exibir o documentário em escolas do Vale do Paraíba. Foram mais de 12 mil crianças que tiveram acesso ao trabalho e participam de atividades lúdicas que ensinam a preservar o meio ambiente. 

2011

2010

2009

 

 

O primeiro evento foi a Expo Catadores, realizada no Mart Center – Vila Guilherme. Outra ação aconteceu em Jales, interior paulista, que criou o Multirão DIADESOL. Neste dia houve a limpeza do Córrego Marimbondinho e a coleta de óleo vegetal residual em escolas da cidade.


O encerramento deu-se em grande ação no Parque da Água Branca, com Exposição e Oficinas de Arte com Material Reciclável e reaproveitamento de tecidos; brincaeiras e gincanas para as crianças e entrega do prêmio do Concurso de Vídeo Amador.

Além de debates sobre a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, o cronograma do DIADESOL incluiu uma ação de conscientização sobre os cuidados que uma comunidade localizada à margem de um córrego deve proceder.
 

 

A comunidade escolhida foi a do Jardim Iporanga, situada na Zona Sul de São Paulo, que teve o córrego revitalizado como parte do Projeto Córrego Limpo – da Sabesp. No dia do evento, crianças e adultos puderam criar brinquedos com latas de alumínio e garrafas pet, além de conversar com uma bióloga sobre os problemas que o lixo, quando jogado em qualquer loca, pode causar.


Além do Concurso de Vídeo Amador, outra novidade foi a inclusão do Concurso de Desenho Infantil, focando a participação de crianças de 7 a 12 anos, que puderam expressar a realidade do lixo em seus bairros.
A entrega dos prêmios ocorreu durante o evento de encerramento das atividades do DIADESOL, no auditório da ABES-SP. Crianças e adultos presentes aprenderam mais sobre os animais da Mata Atlântica e como o lixo prejudica o habitat das espécies, com a turma SOS Ambiental.

O DIADESOL 2011 teve como tema: Escolha Cidadã - do consumo ao resíduo e contou com diversas ações nas redes sociais; blog; oficina de artesanato com material reciclado; passeio aula no Parque Trianon, acompanhado de uma bióloga; e festa de encerramento, com a entrega dos Prêmios dos concursos e a presença de Sérgio Gonçalves, do Ministério do Meio Ambiente, que aproveitou a oportunidade para falar sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos.



Aconteceu, no dia 10 de novembro de 2012, no Cine da Livraria Cultura, a premiação dos Concursos Desenho Infantil e Vídeo Amador, ambos, ações do DIADESOL.

O 3° Concurso de Desenho Infantil foi um sucesso, atingindo cerca de 1900 inscritos. O tema “Como você vê o lixo do seu bairro” estimulou as crianças, de até 12 anos, iniciar uma consciência sobre sustentabilidade e como preservar o meio ambiente. Os três primeiros ganhadores foram selecionados pelos critérios: criatividade, temática e mensagem. A classificação foi a seguinte: 1º lugar - João Pedro de Oliveira, nove anos, Colégio Luiza de Marillac; 2º Lugar - Enzo Pereira Scruph, nove anos, Colégio E.E. Eurípedes de Castro; 3º lugar - Ducilene Keli Queiroz de Bessa, 11 anos, Colégio E.M Janaína Agostinho Oliveira.

O 7º Concurso de Vídeo Amador, que trouxe à pauta temática “Resíduos”, objetivou mostrar à população as diferenças das pequenas atitudes para o dia a dia. A votação foi realizada por uma comissão composta por especialistas e profissionais na área de saneamento básico, ambientalistas e rádio e TV. Os três primeiros colocados foram selecionados a partir dos critérios – fotografia, trilha sonora, mensagem, roteiro, edição de imagem e efeitos visuais, de acordo com o regulamento. Classificados: 1º lugar - Carlos Izidoro e Rafael Manzarotto; 2º lugar - Monica Masumi Hosaka; 3º lugar - Leandro Ferreira da Costa.

A divulgação dos resultados foi muito animada e contou com sessão pipoca e teatro de Fantoches.

O DIADESOL 2012, cujo tema “Escolha cidadã: do consumo ao resíduo”, foi promovido pela ABES em parceria com Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), Associação Paulista Viva, Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS), Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos (ABETRE), Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP), Rede Nossa São Paulo - GT Meio Ambiente, Eccaplan, Esporte Clube Pinheiros, Rede das Agendas 21, Cine Livraria Cultura, Rede Brazucah, Morada da Floresta, Técnicos Comunitários da Sabesp, Sabesp e Condomínio Conjunto Nacional.



2012

bottom of page